Umectação com óleo de coco: Seus benefícios e modos de usar
E ai galera? Fiquei muito tempo sem postar porquê meu computador não fica sempre comigo e fico um pouco desanimada com o fato de não poder tirar fotos pra colocar aqui (meu celular esta quebrado e preciso arrumar uma memória pra minha câmera fotográfica). Mas prometo que vou tentar me esforçar pra superar meu desânimo e trazer novos conteúdos sobre tudo o que eu aprendo por minhas pesquisas e experiências.
1. O óleo de coco
Bom, o óleo de coco é um agente umectante super poderoso, e é por isso que muitos produtos de beleza, seja pra pele e seja pra cabelo, têm ele com um de seus principais componentes na fórmula. Na pele, ele costuma ser usado para ajudar no controle de oleosidade, remoção de espinhas e cravos em limpezas de pele e também como demaquilante. Já no cabelo, ele pode ser usado como mistura para batizar e potencializar máscaras, como pré-shampoo, como finalizador, e como umectação. E pra mim, nada melhor do que usar ele puro na umectação.
2. A umectação
A umectação é um processo que consiste em deixar um óleo natural (100% vegetal) agindo no cabelo, seja nele todo ou apenas nas pontas. O óleo que coco, juntamente com o óleo de rícino e óleo de cenoura, são um dos poucos que é aconselhável o uso direto no couro cabeludo. E assim como o azeite de oliva, é um dos poucos óleos que penetra completamente o córtex capilar, sendo assim um dos óleos mais procurados para umectar os fios.
3. As maneiras diferentes de se umectar os fios
Existem várias maneiras de se umectar os fios com o óleo de coco, mas aqui citarei as que eu conheço e recomendo.
- Quanto à maneira de se aplicar o óleo, que geralmente acaba ficando pastoso dentro da embalagem: é pegar a quantidade ideal para se aplicar por todo seu cabelo e colocar em um recipiente de um plástico resistente e de prefenrência com tampa, e depois coloca-lo em banho maria com agua quente (o óleo em temperatura morna tende a penetrar melhor o fio).
- Quanto à aplicação, você pode optar por apenas passar nas pontas e enluvar, porém eu recomendo que se aplique no cabelo todo, inclusive no couro cabeludo, e massageie bastante, assim ele ajuda tanto no fortalecimento dos fios quanto no crescimento e controle de oleosidade.
- Quanto ao tempo de espera, o óleo tem que ficar no mínimo duas horinhas nos fios e no máximo 24 horas. Eu já testei deixando por duas, três, quatro e doze horas. O resultado após deixar o óleo agindo por 4 horas, tinha sido o melhor que eu tive com o óleo, até noite passada dormir com ele. Quanto à macies e nutrição do fio, deixar por quatro ou doze horas é igual, mas a grande diferença que senti com as doze horas foi na queda. Gente, não caiu nem três fiozinhos da minha cabeça!
- Quanto à maneira de se tirar o óleo é a que mais varia. Eu até hoje retirei o meu usando shampoo duas vezes: na primeira um shampoo neutro e na segunda um shampoo hidratante. Mas você pode optar por apenas usar um shampoo de sua preferência (sem sulfato se você pratica a técnica do pouco shampoo) e aplicá-lo quantas vezes achar melhor. Existe também a técnica do UCPE (Umecta, Condiciona, Pausa e Enxágua) que consiste em usar um condicionador, máscara ou creme multifuncional para retirar o óleo dos fios, essa é uma pratica muito comum pra quem faz o Sem Shampoo, mas todo mundo pode fazer pois essa prática, em teoria, faz com que a umectação seja melhor aproveitada. Eu ainda não testei o UCPE, mas pretendo testá-lo e trazer um post bem detalhadinho sobre o que é e como fazer direitinho.
- Depois do processo pra remover o óleo, deve se usar um condicionador ou uma máscara que seja condicionante e enxaguar. Isso deve ser feito para manter o tratamento preso no fio, dar maciês e ajudar na hora de pentear. Não é porquê você fez um tratamento muito bom que se deve despensar o condicionamento dos fios, pelo contrário.
- Quanto à finalização, depois de retirar o condicionador ou máscara, seque levemente os fios com uma camiseta ou toalha, aplique um finalizador de sua preferência, penteie e deixe os fios secarem naturalmente para que o tratamento não seja disperdiçado. Caso precise secar com um secador, não se esqueça de usar um bom protetor térmico.
Gostaram das dicas? Dúvidas ou algo para adicionar? Deixe-me saber aqui pelos comentários ou me chama lá pelo inbox do meu facebook Lara Clink. Um beijo e até a próxima.