Cronograma Capilar: Hidratação
Olá galerinha, hoje irei falar sobre hidratação capilar e um pouco sobre o cronograma capilar. Pode parecer básico demais, mas muita gente não entende sobre o assunto e estou aqui para explicar tudo que conheço por pesquisas, e claro, experiências próprias
1. O cronograma capilar
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que consiste em hidratar, nutrir e reconstuir. Muita gente pode estar estranhando esses nomes (nutrir e reconstruir) pois infelizmente, a maioria das marcas no mercado não expecifíca a função de cada máscara: ou coloca tudo como hidratação, ou faz uma bagunça com as nomenclaturas. E também existe uma certa ignorância (ou apenas desinteresse) das pessoas em buscar entender as funções de cada etapa. O cronograma tem a funcão de ajudar o cabelo a ser fortificado antes de um processo químico, depois de um processo químico e também como cuidado em cabelos naturais.
2. A hidratação
É a etapa que mais se repete durante o cronograma, mesmo nas máscaras destinadas à outras etapas, os agentes hidratantes estão presentes. A funcão da hidratação é repor água aos fios e deixar os fios macios e brilhosos. A hidratação não controla o volume dos cabelos ou os fortifica prevenindo a queda.
3. Os agentes hidratantes
Os mais populares são a água (sem água não existe hidratação), a glicerina, o pantenol, a aloe vera (Babosa) e o mel. É muito importante que sua máscara de hidratação tenha pelo menos dois desses agentes entre os 5 primeiros ingredientes na composição.
A glicerina pode ser encontrada em qualquer farmácia e seu preço é de em média R$ 5,00, é preciso um certo cuidado com a glicerina, ela é uma "esponjinha" que suga a água de um ambiente para outro e o trabalho que esperamos que ela faça é sugar a água do ambiente externo para dentro de nossos fios, mas em alguns casos o efeito pode ser contrário. Para que isso não ocorra, é recomendado que se use a glicerina apenas em dias úmidos (caso ela seja misturada na água, em uma máscara ou creme multifuncional), e seja abafada com uma touquinha plástica ou laminada. Caso a glicerina já esteja contida na composição da máscara, não é necessária tal preocupação.
O pantenol também é uma substância que além de ser encontrada na composição das máscaras também pode ser comprada separadamente em farmácias e lojas de cosméticos. O produto mais popular é o Bepantol Derma, porém esse costuma ter um preço um tanto salgadinho (por volta de R$ 30,00) então podemos optar pelos seus "primos" mais baratinhos como o D-Pantenol que o efeito é o mesmo. Com o pantenol não é necessária a mesma preocupação da glicerina, pode usar á vontade.
Babosa e mel são os caseirinhos que ajudam muito quando não temos dinheiro pra uma boa máscara de hidratação, ambos podem ser usados puros ou para "batizar" máscaras fracas ou cremes multiuso.
4. Hidratantes sem enxágue
É pra galera que não tempo de ficar 15 minutos esperando uma máscara agir. O uso de um hidratante sem enxágue é parecido com o de um leave-in: lavar, condicionar e aplica-lo sem enxaguar. Eu ainda não tinho muita experiência com esse tipo de produto, utilizei apenas o Bepantol Derma solução em spray, que senti ter hidratado sim, mas não com o mesmo efeito de uma máscara. E mesmo que seu uso seja parecido com o do leave-in, ele não é um leave-in, não vai controlar o volume e o frizz e também não é recomendado o uso do secador após ter aplicado ele, ou ele pode acabar desidratando os fios.
5. Excesso de hidratação
A hidratação é a fase do cronograma capilar que dificilmente causa excesso nos fios e da qual o excesso é o mais fácil de tratar. Quando isso acontece, o cabelo fica opaco, armado e um pouco quebradiço, mas não é o excesso de hidratação em si que causa isso, e sim, a falta e a necessidade das outras etapas do cronograma no fio. Então nada de fazer hidratação uma vez por semana e achar que isso vai sempre funcionar e seu cabelo vai ficar lindo e maravilhoso e não há necessidade de fazer mais tratamentos nele. Então pra tratar deste excesso, é só seguir o cronograma capilar da maneira que você achar que ele funciona melhor para o seu cabelo.
Então é isso, espero que tenham entendido bem sobre o assunto, se quiserem tirar dúvidas os comentários estão abertos e responderei a todos. Compartilhem com as amigas, e qualquer sugestão de post também pode ser feita nos comentários ou no meu facebook pessoal Lara Clink. Um beijo e até a próxima.